Somos uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objetivo ajudar a transformar a educação no Brasil através de práticas pedagógicas ativas e investigativas. Em particular, estamos empenhados em promover e democratizar o acesso às olimpíadas do conhecimento no Brasil e nos demais países com os quais o Instituto mantém parcerias.
“Quando os esforços do educador não se conectam com alguma atividade que a criança está fazendo por sua própria iniciativa, independente do educador, a educação fica reduzida a uma pressão externa.” - John Dewey
“Quando os esforços do educador não se conectam com alguma atividade que a criança está fazendo por sua própria iniciativa, independente do educador, a educação fica reduzida a uma pressão externa.” - John Dewey
A perspectiva educacional defendida por John Dewey no fim do século 19 deu origem às várias correntes pedagógicas baseadas em projetos ou problemas. Essa tradição se desenvolveu de forma rica na educação brasileira, passando por Anísio Teixeira, Paulo Freire, a fundação de diferentes universidades e de políticas educacionais e, também, pelo desenvolvimento das olimpíadas de conhecimento.
As olimpíadas de conhecimento, compartilhando do mesmo espírito, também surgiram no fim do século 19, e começaram a enriquecer as escolas brasileiras a partir dos anos 1960. Inicialmente focadas em matemática, física, química e astronomia, elas foram se diversificando e, hoje, cobrem os mais diversos temas.
A partir de 2016, alguns professores envolvidos desde o fim dos anos 1990 com diferentes olimpíadas e também com diferentes instâncias de educação formal e informal, começaram a conversar sobre os desafios para aprofundar o papel das olimpíadas em uma educação transformadora.
O aumento do alcance, a digitalização, a convergência entre as diversas olimpíadas e a tradução das suas práticas para o cotidiano das escolas eram temas discutidos. A conclusão foi que uma instituição que pudesse apoiar na infra-estrutura e na visão estratégica das diferentes olimpíadas, bem como sua integração efetiva nas práticas das escolas, beneficiaria as olimpíadas, as escolas e, principalmente, os estudantes. Assim, nasceu o Instituto Vertere.
Desde então, trabalhando em rede com colaboradores nacionais e internacionais, o Instituto tem apoiado e incubado olimpíadas de conhecimento e iniciativas afins, fornecendo estrutura institucional e jurídica, captando patrocinadores e conectando a iniciativa privada à educação transformadora, desenvolvendo plataformas de tecnologia para democratizar o acesso à educação de qualidade, e fornecendo consultoria pedagógica para escolas desenvolverem suas práticas ativas e investigativas.
Inscreva-se em nossa newsletter para saber todas as novidades.
O Instituto Vertere é uma entidade sem fins lucrativos que promove o acesso a olimpíadas do conhecimento. Há mais de 20 anos, nossa equipe trabalha na criação e execução das principais provas olímpicas do Brasil, como Astronomia, Biologia, Economia, Física, Linguística e Medicina. Também investimos em tecnologias que buscam democratizar o acesso às olimpíadas e ajudar os alunos na preparação para provas nacionais e internacionais.